Mirabilis

Mirabilis Branco

Mirabilis, como o nome em latim indica, é um vinho maravilhoso. Desde 2008 que estudamos a possibilidade de elaborar um Grande Branco do Douro e desde então trabalhamos minuciosamente na busca incessante de pequenos lavradores de vinha velha e muito velha. Ao mesmo tempo que acompanhámos vários anos de estudo de maturação em garrafa de diferentes lotes para compreender o casamento perfeito com a madeira. Por fim, decidimos fazer uma longa viagem à terra da Borgonha e conseguimos alcançar o toque final que nos faltava para criarmos um branco de sonho!

O Mirabilis Branco é um vinho sublime, suave e crocante de boca, proveniente de uvas de pequenas vinhas velhas centenárias onde predominam o Viosinho e o Gouveio, mas também variadíssimas outras castas de escassíssima produção, já quase inexistentes na região.

Cachos pequenos, apertados, e bagos singelos, fazem com que a produção por hectare não vá além dos 2300 kg, em solos de altitude superior a 500 metros, geologicamente classificados como solos de transição xisto/granítico, nas freguesias de Vilar de Maçada, Cabeda, Tabuaço e Candedo que conferem aos mostos uma genuinidade impressionante.

A madeira selecionada é propositadamente de segundo e terceiro ano, apenas uma pequena percentagem de madeira nova, para não marcar e lentamente integrar a fruta intensa, incidindo sobretudo no carvalho francês e húngaro, resultando num vinho de extrema elegância, onde a frescura e acidez se entrelaçam. 

Mirabilis Tinto

O Mirabilis Tinto é inspirado na linha dos grandes vinhos do mundo, onde se criam texturas, aromas, gravidade e transparência. 

Após a criteriosa seleção das melhores parcelas e de uma vindima manicure, este lote entra em confronto com a origem da matéria-prima, colocando à margem o conceito de terroir

É um vinho irrepetível, não copiável ano após ano, com uma composição heterogénea de pequenas quantidades, poucos litros de cada uma das nossas melhores barricas, passando por uma longa perícia de prova até ao resultado final. 

O Mirabilis Tinto espelha os anos vitícolas com maior profundidade da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, refletindo-se num vinho denso, intenso de aromas, tridimensional, de enorme persistência física, profundo e muito preciso. 

Um vinho que extravasa a nossa compreensão… e, com calma, aproxima-se da maturidade humana.